top of page

Programação da 39ª edição da Feira do Livro é lançada em Caxias do Sul

A Feira ocorre entre os dias 29 de setembro a 15 de outubro na Praça Dante Alighieri

A comunidade conheceu hoje a programação da 39ª Feira do Livro. A abertura oficial será no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 18h, no palco da Praça Dante Alighieri. Entre editoras e livrarias,18 bancas estarão presentes na Praça e oferecerão até 20% de desconto nas compras de livros. No lançamento da programação, o prefeito Adiló Didomenico reforçou que é preciso estimular a leitura e que durante a pandemia foi ela que salvou muitas vidas.


“Durante a pandemia, (a leitura) foi a forma que as pessoas encontraram para continuar viajando. Foi talvez a companhia mais saudável que as pessoas tiveram naqueles momentos de angústia, que a humanidade nunca imaginou passar. Então agora, a gente tem que festejar. Festejar a Feira do Livro, festejar o momento em que nós podemos estar nos encontrando na Praça”, disse o prefeito, que também enfatizou a importância da Feira para a economia da cidade e para a área cultural.


O tema desta edição é “Na leitura nos encontramos” e conta com Francisco Michielin, como patrono do evento, e Aline Luz, como amiga do livro. O patrono manifestou a todos a honra de ser lembrado aos 80 anos como divulgador da Feira. “Esse título é a glória para mim, ser lembrado por minha querida e amada cidade, aos 80 anos, como patrono é um prêmio Nobel nas devidas proporções”, disse, convidando a todos para estarem na Praça Dante durante a Feira.


Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial, todas gratuitas e abertas à comunidade. A edição deste ano traz mais de 20 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em cerca de 60 bate-papos e palestras. Entre eles Anabella López, Daniela Arbex, Giovana Madalosso, Ilana Casoy, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Otávio Júnior, Paulo Scott e Renato Moriconi.


O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de autores locais, incluindo Adriana Antunes, Dinarte Albuquerque Filho, Elaine Pasquali Cavion, Helô Bacichette, Marcos Kirst, Pedro Guerra, Volnei Canônica, entre outros.


Serão oferecidas 62 sessões de autógrafos; 22 encontros no 19º Passaporte da Leitura, com 44 escolas, além de contações de histórias e animação cultural no palco da Feira e a 15ª Maratona de Contação de Histórias com o tema “Nas histórias nos encontramos com outras culturas,” que acontece no dia 06 de outubro.


A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto falou do sentimento que a Feira move na cidade e da importância dos encontros que ela promove. “É com esse sentimento do saber que lançamos hoje a programação, que está incrível, recheada de atividades onde o livro é protagonista, mas que envolve também muita dança, música, teatro, exposições de arte e muitos encontros, porque a feira é isso”, disse a secretária que completou afirmando que a Feira do Livro não só é um momento onde a leitura faz com que a gente se encontre, mas também um local, onde as pessoas se revêm. “É um espaço de convivência, é um espaço imbuído de muita energia, ações culturais e artísticas que faz com que todos se sintam melhor”, resumiu Cristina.


Na programação, também está previsto o 30º Proler, com bate-papos com Márcio Vassallo, Marta Lagarta, entre outros.


A Amiga do Livro, Aline Luz, pediu a licença de todos para cantar. “Quando eu fico sem palavras, eu canto. Então eu vou cantar uma música para vocês. Essa música eu levo como mantra pra minha vida e eu acho que tem tudo a ver com essa festa e com essa equipe incrível que leva a Feira do Livro adiante” disse ela, antes de cantar Serra do Luar, de Leila Pinheiro.


A Feira do Livro contará ainda com a exposição: “40 anos de Radicci”, de Carlos Henrique Iotti, no período de 29 de setembro a 26 de outubro, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. E também “Estandartes Profanos”, de Juventino Dal Bó, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, de 03 a 24 de outubro.


Estão previstas mais de 50 atrações musicais e artísticas, como Lucio Yanel, tenor Alexandre Borges, Rapjador, soprano Karina Dante, Rafel de Boni, Era uma vez dó, ré, mi, Cuscobayo, entre outras atrações. Diversas apresentações com coros e grupos de canto coral de projeção local e nacional, além das tradicionais apresentações da Cia Municipal de Dança, Coro Municipal e da Orquestra Municipal de Sopros.


A 39ª edição da Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Departamento do Livro, Literatura e Leitura/ Programa Permanente de Estímulo à Leitura e Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA. Tem o patrocínio da Sicredi Pioneira e Fundação Marcopolo e o apoio de Randoncorp, Racon Consórios, Unimed Nordeste, Orquídea Alimentos, Samae, Supermercados Andreazza, Infront Mídia, Lorigraf Gráfica e Editora, Pisani e Flytour Serviços de Viagem. Parceria do Sesc e Desalinha. Tem como rádio oficial a UCS FM. E tem colaboração das secretarias municipais, Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), e Brigada Militar.


O cartaz da Feira:


A identidade visual da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi criada por estudantes do Bacharelado em Design, da Universidade de Caxias do Sul, campus 8, vinculados ao projeto de extensão em Design Gráfico “Desalinha” sob a orientação da professora Aline Fagundes.


Baseando-se no tema desta edição “Na leitura nos encontramos”, os alunos produziram as peças gráficas que ilustram o cartaz, flyers, livro da programação, marca-páginas, redes sociais e demais materiais de divulgação do evento que tem como destaque a Praça Dante Alighieri e as infinitas leituras feitas no local.


Confira a programação da Feira do Livro em https://www.feiradolivrocaxias.com/


Siga as redes sociais da Secretaria Municipal na Cultura e Feira do Livro (Instagram e Facebook) e fique por dentro de todas as novidades!

コメント


bottom of page