Programação da 38ª edição da Feira do Livro é lançada em Caxias do Sul

Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre entre os dias 30 de setembro a 16 de outubro

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, anunciou, na manhã desta quinta-feira (01), a programação da 38ª Feira do Livro. A abertura oficial ocorre, no dia 30 de setembro (sexta-feira), às 18h30min, no palco principal da Praça Dante Alighieri, na sequência haverá show com Clube do Blues da Serrra Gaúcha.


O tema desta edição é “Tudo é leitura” e conta com a publicitária, jornalista e escritora Maya Falks, como patrona do evento e o jornalista, professor universitário e escritor Décio Bombassaro, como amigo do livro.

Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial, todas gratuitas e abertas à comunidade. A edição deste ano traz mais de 20 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em cerca de 60 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. Entre eles Alexandre Camanho, Helena Gomes, Aline Bei, Letícia Wierzchowski e Marta Medeiros.


O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de autores locais, incluindo Marcos Kirst, Dinarte Albuquerque, Helô Bacichette, Délcio Agliardi entre outros.

Serão oferecidas 66 sessões de autógrafos; 22 encontros no 18º Passaporte da Leitura, com 44 escolas; 10 apresentações do 22º Tapete Mágico, sendo 9 já realizadas pré-feira, além de contações de histórias e animação cultural no palco da Feira e a 14ª Maratona de Contação de Histórias com o tema “Tudo se conta” (07/10)


Na programação, também está previsto o 29º Proler, com palestra de abertura “Tudo é Linguagem: letramento, literatura e formação docente” no dia 03/10, com Gabriel Perissé. e mediação da Secretária Municipal da Educação, Sandra Negrini.


A Feira do Livro contará ainda com a exposição: “100 Ritratti”, de Graça Craidy, no período de 30 de setembro a 30 de outubro, na Galeria de Arte Gerd Bornheim.


Estão previstas mais de 40 atrações musicais e artísticas locais, estaduais e nacionais como De Boni Quarteto, Banda Sollana, a soprano Karina Dante e show nacional com a Família Lima, entre outras atrações. Diversas apresentações com coros e grupos de canto coral de projeção local e nacional, além das tradicionais apresentações da Cia Municipal de Dança, Coro Municipal e da Orquestra Municipal de Sopros, que este ano trará também para a Feira a nova temporada dos “ Concertos Didáticos”.


Ainda, 18 bancas, entre editoras e livrarias, estarão presentes na Praça Dante Alighieri e oferecerão até 20% de desconto nas compras de livros.


A secretaria da Cultura, Aline Zilli, em sua fala destacou que a Feira do Livro é feitas de muitas mãos e que a 38ª edição está sendo lançada no ano que a Biblioteca Pública comemora 75 anos, a Casa da Cultura, 40 anos e 25 anos de Secretaria de Cultura no Município. “ São muitas comemorações e o ler e o saber é a principal. A Feira do Livro que é feita de muitos saberes mexe com o coração de todos e inunda a nossa Praça Dante de muita cultura”, comentou a secretária.


Para a patrona da 38ª Feira do Livro, Maya Falks a Feira do Livro é o reflexo de muitas pessoas e do que o mundo mais precisa, de educação e cultura. “O livro é o reflexo de dois mundos e as pessoas precisam ter acesso a ele. A Feira do Livro vai além de cultura e educação, mexe com a economia da cidade e é a porta de entrada para novos leitores e novas possibilidades”, disse Maya.


O Prefeito Adiló Didomenico destacou que a leitura vai além do saber, é a aquisição do conhecimento e da liberdade intelectual. “ Como ilustra o cartaz da Feira do Livro deste ano, a Praça Dante Alighieri é uma narrativa do coração da cidade. A Praça é do povo e nela muitas vidas cabem, assim como nos livros, que transforma a sociedade”, salientou o prefeito.


A 38ª edição da Feira do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Departamento do Livro, Literatura e Leitura/ Programa Permanente de Estímulo à Leitura e Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA. Tem o patrocínio de Sicredi Pioneira e Fundação Marcopolo e o apoio de Prolar Imobiliária, Supermercados Andreazza, Orquídea, Empresas Randon e Racon Consórcios. Conta também com o apoio das secretarias municipais, Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), e Brigada Militar.


O cartaz da Feira:


A identidade visual da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi criada por estudantes do Bacharelado em Design, da Universidade de Caxias do Sul, campus 8, vinculados ao projeto de extensão em Design Gráfico “desalinha” sob a orientação da professora Aline Fagundes.


Baseando-se no tema desta edição “Tudo é leitura”, os alunos produziram as peças gráficas que ilustram o cartaz, flyers, livro da programação, marca-páginas, redes sociais e demais materiais de divulgação do evento que tem como destaque a Praça Dante Alighieri e das infinitas leituras que se faz no local.