Lives da 36ª Feira do Livro alcançam mais de 63 mil pessoas


Foto Andressa Gallo


A 36ª Feira do Livro encerrou neste domingo (13) com alcance recorde nas redes sociais. Neste ano, devido a pandemia, a programação ocorreu virtualmente e somente as lives alcançaram 63.629 pessoas no canal oficial da Feira no YouTube e no Facebook do evento literário. Além disso, todas as publicações, realizadas de 27 de novembro a 13 de dezembro de 2020 nesses ambientes e também no Instagram da Secretaria da Cultura, relacionadas à Feira, tiveram um alcance total de 105.408 até esta segunda-feira (14). As bancas permaneceram para venda presencial na Praça Dante Alighieri neste período. Ao todo, foram vendidos 14.427 livros e o público presencial total nos 17 dias de evento foi de 57.708 pessoas.


Neste domingo, não ocorreu a tradicional solenidade de encerramento da Feira. Porém, nem isso deixou esse momento menos emocionante. Em um breve discurso o patrono desta edição, o poeta e jornalista Dinarte Albuquerque Filho, destacou que se sentiu imensamente grato pela oportunidade. “Quero agradecer a todos que participaram dessa celebração de vida e leitura nesses dias. Quero também agradecer a comunidade que se fez presente apesar das dificuldades. Tivemos uma Feira histórica”, ressaltou.


Emocionado, o Amigo do Livro e livreiro, Paulo Roberto Fogaça, descreveu a importância da realização da Feira neste ano. “Apesar da pandemia e dos percalços, fizemos a Feira do Livro. Temos que aplaudir o trabalho que aqui foi feito. Nesses anos todos que participo como livreiro, essa foi a Feira do Livro mais harmoniosa que participei em Caxias do Sul”, frisou.


Após os discursos, a equipe do Departamento do Livro e da Leitura, do Programa Permanente de Estímulo Leitura (Ppel) e o patrono e amigo do livro desta edição, passaram pela praça Dante Alighieri ao som de Vira Virou, de Kleiton e Kledir, e entregaram rosas vermelhas aos livreiros. A ação foi uma forma de agradecimento pela participação de todos na 36ª edição do evento.


Enquanto ocorria a entrega das rosas na Praça Dante, nas redes da Feira do Livro o encerramento virtual ocorria com apresentações da etapa “Música na Tua Rua”, do Festival Música de Rua, com o Grupo de Metais da Banda do Cristóvão de Mendonça, a dupla de gaiteiros Karol Coelho e Rafael Siqueira, o tenor Dirceu Pastori e o pianista Paulo Johann, a dupla Delunar - com participação do cantor Henrique Zattera, além do Duo Dez.


Todo o conteúdo das lives segue disponível no Facebook @FeiraDoLivroCaxiasDoSul e no canal do YouTube disponível nesse link: https://www.youtube.com/channel/UClhk5DHV5rNOpjrbi6mg0dA ou ainda no site da Feira do Livro feiradolivrocaxias.com.


A 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses, tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), patrocínio de Sicredi, Fundação Marcopolo e Supermercados Andreazza e apoio cultural de Empresas Randon, Racon Consórcios, Bitcom e Prolar.


Confira abaixo a lista dos livros mais vendidos da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul:

Adultos A paz em todos os dias do ano - Jaime Bettega O outro lado da Júlio - Roberto Filippini Arquétipos - Caroline Myss História do Rio Grande do Sul - Moacyr Flores Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estés


Infantojuvenis O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry Harry Potter - J. K. Rowling Diário de um banana - Jeff Kinney Anne de Green Gables - L. M. Montgomery Naquela noite de Natal - Tim Dowley


Confira a lista dos vídeos mais assistidos da programação:

  • 12ª Maratona de Contação de Histórias - "Deixa a história te levar…", com Roger Castro, Zéh Henrique e Centro Educacional na Ponta do Lápis (Gica e Aline Luz)

  • Festival Música de Rua

  • Apresentação do Coro Juvenil e Orquestra Jovem Fundação Marcopolo

  • Bate-papo “Representatividade nos espaços de escrita e literatura”, com Jeferson Tenório, José Falero e mediação de Chiquinho Divilas

  • Bate-papo “Entre o traço e a palavra”, com Dinarte Albuquerque Filho e Carlos Iotti


​© 2020 por Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul