Lançada a 18ª edição do Passaporte da Leitura

O Passaporte da Leitura retoma os encontros presenciais com escritores e estudantes oferecendo aos educandos a possibilidade de contato com diferentes obras e diálogo com escritores durante a 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Nesta segunda-feira (08/08), na Biblioteca Parque, na Estação Férrea, foram apresentados os autores que irão trocar ideias com os alunos das escolas municipais da cidade. Nesta edição, participarão 11 escritores, 44 escolas e ao todo serão distribuídos 984 livros. São eles: Alexandre Camanho, Aline Abreu, Cléo Busatto, Cris Eich, Helena Gomes, Ernani Ssó, Odilon Moraes, Helô Bacichette, Milton Célio de Oliveira Filho, Maria Amália Camargo e Rosane Pamplona. Neste ano, após dois anos de ações virtuais em decorrência da pandemia, haverá atividades presenciais com alunos do município durante a Feira do Livro em outubro, além de participarem de outras ações, como bate-papos, oficinas e palestras durante o evento.


O prefeito Adiló Didomenico salientou a importância da leitura e o estimule de vida que os livros podem dar a todos que leem. “Ler é viajar através do livro. É conhecer o mundo. A leitura liberta o ser humano e precisamos incentivar cada vez mais as pessoas a lerem, assim como é feito com o passaporte da leitura nas escolas”, comentou o prefeito.


A professora e escritora, Helô Bacichette, enfatizou a alegria de poder estar trocando ideias sobre sua obra para os alunos, que um dia foi professora. “ Eu só sou escritora pois fui e sou leitora, se não fosse a leitura a estimular a minha escrita hoje não estaria aqui falando para todos e aos alunos que terei imenso prazer em ouvir vossas considerações e entendimento sobre minha obra”, comentou a escritora.


O Passaporte da Leitura é um dos mais consolidados projetos continuados de incentivo à leitura no país. As escolas participantes receberão sacolas com livros do autor. A partir de daí, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.


Na oportunidade, os professores também tiveram a oportunidade de participar do workshop “Literatura e Animação: Narrativas fantásticas e seus signos” com os escritores e ilustradores Gio e Doug.


Estavam presentes no lançamento, a secretaria da Cultura Aline Zilli, a Patrona na Feira do Livro 2022, Maya Falks, o Amigo do Livro, Décio Bombassaro e o vereador Lucas Caragnato.


Sobre o projeto:


Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 177 mil estudantes; 213 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 13 mil livros a cerca de 500 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “melhor ação de promoção da leitura”.


O Passaporte da Leitura é uma realização da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – PPEL.


Acesse o link para conhecer os participantes dessa edição: https://youtube.com/playlist?list=PLe2tR4ysTE5bzOjdOF9FZHvl4PT2RFQH_