Inicia o 16º Passaporte da Leitura


Foto por Natália Bianchi


Teve início nesta segunda-feira (30) o 16º Passaporte da Leitura, projeto que anualmente conta com encontro entre estudantes e escritores durante a programação da Feira do Livro de Caxias do Sul. Neste ano, devido a pandemia, o projeto literário permanece na programação na 36ª Feira do Livro, porém os encontros ocorrem virtualmente.


Participaram das lives desta segunda os escritores Alexandre Rampazo e Mônika Papescu. Já as escolas participantes destes encontros foram EMEF Caldas Júnior, EMEF São Vitor, EMEF Zélia R. Furtado, EMEF Erny de Zorzi, EMEF Catulo da Paixão Cearense, EMEF Alberto Pasqualini, EMEF Sem. Teotônio Vilela e EMEF Mário Quintana.


Os encontros do 16º Passaporte da Leitura prosseguem até 11 de dezembro e podem ser conferidos no Facebook @FeiraDoLivroDeCaxiasDoSul e no canal do YouTube Feira do Livro Caxias do Sul. Todas as lives ficarão disponíveis nesses ambientes para quem não puder acompanhá-las ao vivo.

A programação completa da 36ª Feira do Livro você confere em caxias.rs.gov.br ou em feiradolivrocaxias.com.


Sobre o Passaporte da Leitura:

O projeto Passaporte da Leitura tem o objetivo de promover o encontro entre leitores e escritores. Os representantes de cada instituição assistem a vídeos dos escritores, que se apresentam e falam sobre suas obras. A partir desse contato, as entidades optam por um dos escritores e desenvolvem um projeto de leitura envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias.


Nessa edição, o Passaporte contará com a participação dos escritores Alexandre Rampazo, Monika Papescu, Alexandre Castro Gomes, Rogério Andrade Barbosa, Lúcia Fidalgo, Heloísa Prieto, Ana Lasevicius, Silvio Costa, Júlio Emílio Braz, Marô Barbieri e Paula Taitalbaum. Ao todo serão distribuídos 924 livros para 44 escolas do Município.


Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 165,7 mil estudantes, 180 autores, vindos de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 128 mil livros a cerca de 411 escolas e instituições. Em 2017, o Passaporte da Leitura recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “Melhor ação de promoção da leitura”.


Sobre a 36ª Feira do Livro:

O tema desta edição é “Leitura, prazer e liberdade” e conta com o poeta, professor e jornalista Dinarte Albuquerque Filho como patrono do evento e o livreiro Paulo Roberto Fogaça como amigo do livro.

Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial (64) e virtual (32), abertas à comunidade e 28 bancas, sendo 20 de Caxias do Sul e oito de outros municípios, que oferecerão até 20% de desconto.


A edição deste ano contará com 25 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em 28 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. Entre eles Jeferson Tenório, José Falero, Diana e Mário Corso, Juremir Machado, Luiz Antônio de Assis Brasil, Valesca de Assis, Celso Gutfrend, Roger Mello.

O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de 22 autores locais, incluindo a 4ª edição do Projeto “Escritor na Comunidade”. Serão oferecidas 49 sessões de autógrafos; 22 encontros no 16º Passaporte da Leitura, com 44 escolas; 10 apresentações do Tapete Mágico, além contações de histórias no palco da Feira e a 12ª Maratona de Contação de Histórias no dia 05 de dezembro.


Em caso de mudança de bandeira na classificação de distanciamento controlado por parte do Governo do Estado, a Feira do Livro será mantida com a venda de livros e a programação virtual, porém a programação presencial no palco principal somente será realizada em caso de permanência do Município em bandeira laranja ou amarela.