Abertura do 26º Proler tem palestra com Sueli Cagneti

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) deu início, nesta quinta-feira (03/10), a 26ª edição do Proler. A abertura oficial aconteceu na Galeria de Arte Gerd Bornheim e contou a palestra de Sueli Cagneti e mediação do patrono da Feira do Livro, Delcio Agliardi. Cerca de 50 pessoas participaram desta atividade.

O tema da palestra de abertura do Proler foi o mesmo da Feira do Livro: “Você é o que você lê”. A palestrante disse ter ficado honrada com o convite. “Meu sentimento é dos melhores possíveis, pois sou apaixonada por este estado do Rio Grande do Sul. É a segunda vez que eu venho pelo Proler e que coincide com a Feira do Livro, o que é ótimo, pois une dois eventos importantes. O Proler, desde a sua criação, tem despertado nas pessoas a importância do livro e da leitura, de aprender a se ouvir a partir do texto literário”, explicou.

Três oficinas estão previstas para acontecer no 26º Proler. Uma delas acontece neste sábado (05/10): uma oficina de ilustração com Lúcia Hiratsuka, entre 9h e 11h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. A participação é gratuita, no entanto, porém é preciso realizar uma inscrição prévia junto à Biblioteca Pública Municipal e/ou pelo telefone: (54) 3214-6083. As vagas são limitadas.

O patrono da Feira do Livro, Delcio Agliardi, que tem participado ativamente de diversas atividades, ligadas ao maior evento literário da serra gaúcha, falou sobre a importância do Proler. “O comitê do Proler Caxias do Sul enaltece, há 26 anos, que a mediação de leitura literária é uma forma estratégica de impulsionar o trabalho de educadores, bibliotecários, contadores de histórias e animadores culturais de educação escolar e não escolar”, ponderou.

O Proler tem como público-alvo professores, bibliotecários, mediadores de leitura e alunos do magistério e demais interessados. O programa acontece em Caxias do Sul desde 1994, com o objetivo de oferecer condições de reflexão sobre as práticas leitoras.

Credenciamento Proler

O credenciamento, que aconteceu também nesta quinta-feira (03/10), dá direito a certificados de 40 e/ou 20 horas, dependendo do número de oficinas das quais os inscritos participaram ou participarão. Estão sendo oferecidas, desde o mês de abril, várias atividades com diversas temáticas dentro do programa.

Assessoria de Imprensa - SMC

​© 2020 por Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul