Cerca de 350 pessoas participam da 11ª Maratona de Contação de Histórias na Feira do Livro

Dois destaques da 35ª Feira do Livro é a 11ª Maratona de Contação de Histórias e o 3º Seminário de Contadores de Histórias de Caxias do Sul, que acontecem nesta quarta-feira (02/10). Cerca de 350 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das sessões nesta manhã, no Teatro Municipal Pedro Parenti e no palco principal da feira. No total, serão 12 horas de programação com o tema “Histórias de lugares longínquos e tempos distantes”. A ambientação ficou por conta de Cibele Tedesco e as filhas Valentina e Bárbara Tedesco Salvani.




As atividades iniciaram às 9h com as canções e a animação da mineira Rosana Mont’Alverne e seguiram com a alegria e criatividade de Bárbara Catarina. A maratona vai até as 21h e ainda terá os contadores: Andrea Viviana Taubman, Gislayne Avelar de Matos, Léla Mayer, Marco Haurélio, Sônia Luz e Róger Castro.


“A contação de histórias é algo que me faz muito feliz, pois eu considero uma porta de entrada mágica para as crianças se conectarem à literatura. Eu tinha uma vontade imensa de participar desse evento e este ano surgiu a oportunidade. E a minha expectativa não só se confirmou, como ultrapassou de longe o que eu imaginava ser essa Feira do Livro de Caxias do Sul. Estou encantada!”, comentou Andrea Taubman, uma das contadoras.


“Eu achei legal, bem interessante, divertido, engraçado, e me distraiu bastante. Nem vi o tempo passar”, descreveu a aluna Isabely, de 11 anos, que participou da ação.


A escritora Sônia Luz conta que acompanha a Feira do Livro de Caxias do Sul há muitos anos pela paixão que tem por esse movimento cultural. “Ver essas crianças lotarem esse espaço, aplaudirem, vibrarem junto, ficarem reverberando o valor da literatura. Todo esse envolvimento com grupos de alunos é fantástico. É para entendermos que só tem uma forma de ampliar conhecimento, conhecer o mundo, a cultura, que é através da leitura e desses espaços maravilhosos”, relatou.


Ainda hoje, no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 19h, tem o 3º Seminário de Contadores de Histórias com um bate-papo entre os participantes e é também aberto ao público. Das 20h às 21h, acontece o encerramento da 11ª Maratona de Contação de Histórias. As duas atividades fazem parte do Programa Nacional de Leitura (Proler).



26º Proler


O programa ocorre em Caxias do Sul desde 1994 com o objetivo de oferecer condições de reflexão sobre as práticas leitoras, articulando-as de forma crítica e criativa com outras expressões culturais. A iniciativa também elabora ações promotoras e multiplicadoras de leitura, além de reunir especialistas em literatura para partilhar suas experiências e vivências em um seminário de discussão.

O Proler tem como público-alvo professores, bibliotecários, mediadores de leitura e alunos do magistério, mas qualquer pessoa da comunidade interessada também pode participar.


Assessoria de Imprensa - SMC