34ª Feira do Livro soma 44,9 mil obras vendidas em duas semanas


Com duas semanas de programação, a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul ultrapassou o número de livros vendidos, referente ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializadas 43.225 obras. Até o fechamento das bancas na noite desta sexta-feira (12/10), 44.955 mil livros já haviam sido vendidos, segundo levantamento da organização. A estimativa é de que 200 mil pessoas já tenham visitado o espaço montado na Praça Dante Alighieri e, também, participado de atividades descentralizadas, como o Passaporte da Leitura.

Do total de visitantes da Feira, aproximadamente 20,5 mil são crianças. Muitas passaram o feriado desta sexta-feira (12/10) acompanhadas dos pais e cercadas pelos livros e contadores de histórias. É o caso da estudante Melissa Geraldo Andrade, 10 anos. Ela passou a tarde na Feira com a mãe Suzana, 35, o pai Antônio, 36, e a irmã caçula Júlia, de um ano. “Eu adoro ler. Aprendi lendo os gibis da Turma da Mônica que a minha vó comprava pra mim. Hoje faço coleção da revista da Turma da Mônica Jovem”, conta Melissa, segurando a revista que tinha acabado de comprar, aumentando a coleção.

A sexta teve ainda apresentação teatral gratuita com o ator e contador de histórias Luciano Pontes, que interpretou o espetáculo infantil “Seu Rei Mandou”, acompanhado do músico e também ator, Gustavo Vilar. No espetáculo, a dupla do Recife recontou histórias tradicionais como a da Filha do Rei da Espanha, que ganhou uma nova versão intitulada “A lavadeira real”. Para Pontes, a Feira do Livro proporciona novas experiências tanto para crianças quanto para os adultos. “A presença das crianças num festival como este serve de exemplo aos adultos que deixam de dar espaço em seu dia a dia para o imaginário, presente nos livros e por meio das contações de histórias. Ler não é só identificar a grafia, mas também escutar, observar, conviver e estar junto. Acho que a Feira propõe todo esse momento de ludicidade e de encontrar outras pessoas e sotaques”, destacou.

O Dia das Crianças na Praça Dante Alighieri também teve contação de histórias, apresentações musicais e uma oficina para confecção de marcadores de páginas. A programação segue até domingo (14/10), quando ocorre o show de encerramento com Tatiéli Bueno. Ela levará ao palco central da Feira do Livro, a partir das 18h, o espetáculo Universo Feminino, acompanhada do pianista Éder Bergozza. A rua Dr. Montaury estará fechada no trecho em frente à Casa da Cultura, a partir das 10h, para a realização do Festival de Churros, que integra o calendário de atividades paralelas à Feira. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa - SMC

​© 2020 por Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul