Feira do Livro contabiliza mais de 18 mil livros vendidos na primeira semana


Os primeiros oito dias da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul se mostraram favoráveis aos livreiros, apesar da instabilidade do clima. Até esta sexta-feira (05/10), foram comercializados 18.148 exemplares, nas 43 bancas. Segundo estimativa da organização, cerca de 72,5 mil pessoas já visitaram a estrutura montada na Praça Dante Alighieri e puderam encontrar, além dos livros, uma programação variada que envolve apresentações musicais, palestras, oficinas, contação de histórias e sessões de autógrafos.

A professora Maria Ester Rigo Adami, 57 anos, esteve na Feira para participar das atividades do 25º Programa Nacional de Leitura (Proler) e planeja voltar em outros dias. “Eu participo do Proler e de outros projetos, como o Passaporte da Leitura, desde o ano 2000. Sempre saio dos encontros com a energia renovada. São momentos de troca com autores excelentes. Ainda voltarei para acompanhar os alunos e, também, tirar um tempo para escolher os meus livros”, destaca.

Uma das profissionais que Maria Ester teve contato na Feira do Livro foi a ilustradora mineira Marilda Castanha. Ela palestrou no Proler na sexta e ministra uma oficina de ilustração em conjunto com a argentina Anabella López neste sábado (06/10), das 14h15 às 17h, no Museu Municipal. Para ela, a realização do Proler em Caxias é um ato de resistência. “Acompanho o Proler desde a década de 90, quando criado pela Biblioteca Nacional. Infelizmente vi ele diminuir a cada ano. Ver o projeto e uma Feira deste porte resistindo ainda hoje dá uma certa nostalgia e um sentimento de pertença ao ver a importância que este projeto tem para uma cidade como Caxias do Sul. Aqui, os organizadores podem ser chamados de heróis da resistência. Conheci aqui pessoas muito receptivas, querendo receber novas ideias e isso é reconfortante”, comenta emocionada a ilustradora em sua primeira passagem por Caxias.

A 34ª Feira do Livro segue até o dia 14 de outubro na Praça Dante Alighieri. As bancas infanto-juvenis funcionam das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, além de domingos e feriados. Já a área adulta, abre das 12h às 20h de segunda a sexta e, também, aos domingos e feriados. Nos sábados, os dois espaços funcionam das 9h às 20h. A programação da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul é inteiramente gratuita e pode ser consultada no site www.feiradolivrocaxias.com.

Assessoria de Imprensa - SMC

​© 2020 por Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul