Primeiro final de semana de Feira do Livro contabiliza mais de 9,2 mil livros vendidos


Desde a abertura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na última sexta-feira (28/09), mais de 37 mil pessoas passaram pela Praça Dante Alighieri. De acordo com o levantamento feito pela organização do evento, nesses três dias foram vendidos 9.280 exemplares nas 43 bancas. Só neste domingo (30/09), o movimento foi intenso do público que prestigiou as atrações da feira.

Entre elas, apresentações musicais no palco principal, palestras, mesas redondas, painéis, contação de histórias e sessões de autógrafos. No horário das 16h, a Feira do Livro prestou uma homenagem à autora Dilva Conte, que faleceu no fim de semana e faria a sessão de autógrafos do livro “Pátina do tempo”. A organização colocou flores na mesa em que ela ocuparia.

Além das atrações desta edição, muitos visitantes vieram pelos livros. Adriana Pagno, professora, voltou na feira neste domingo para passear. “Gosto muito. Vim sozinha hoje para ver uma apresentação e já comprei um livro. Aliás, eu já fiz programação para todos os fins de semana de feira, até o final”, contou. Adriele Dobler e Guilherme Rodrigues, estagiários de Psicologia, aproveitaram a Feira do Livro para garantir descontos nos exemplares. “O que eu acho mais legal são os saldos. A gente sempre encontra alguma coisa mais acessível que normalmente não encontraria em outros locais. Acho bem interessante”, relata Guilherme.

Movimento que se reverteu em vendas para os livreiros. Patrícia Rodrigues, da Editora Belas Letras, revela que já aumentou em 200% a comercialização deste ano em relação ao mesmo período de 2017. “Superou as expectativas e já conseguimos um valor muito maior comparado ao ano passado. O público parece mais engajado e, além disso, estamos oferecendo bons descontos, que também ajudam nas vendas”, explicou. Para Germano Weirich, os dias de tempo bom colaboraram para os bons números. “Começou com dias de sol e calor e isso ajuda bastante, empolga as pessoas para saírem de casa”, relatou.

A Feira do Livro segue até o dia 14 de outubro na Praça Dante Alighieri. As bancas infanto-juvenil funcionam das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, além de domingos e feriados. Já a área adulta, abre das 12h às 20h de segunda a sexta e, também, aos domingos e feriados. Nos sábados, os dois espaços funcionam das 9h às 20h. A programação da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul é inteiramente gratuita e pode ser consultada no site.

​© 2020 por Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul