Abertura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul atrai 400 pessoas à Praça Dante Alighieri


A Praça Dante Alighieri tornou-se, mais uma vez, o reduto dos livros de Caxias do Sul, na noite desta sexta-feira (28/09). Cerca de 400 pessoas prestigiaram a abertura da 34ª Feira do Livro e puderam sentir a emoção da patrona, Rejane Romani Rech, encarregada do tradicional toque da sineta, que marca o início oficial da festa literária. A noite foi embalada ainda pelo ritmo do grupo Yangos, que apresentou um repertório composto pela adição de pitadas de jazz à milongas e outros ritmos tradicionalistas.

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e ressaltou a importância histórica da Feira para a cidade. “Ver a Feira do Livro ocupar a praça é motivo de muita satisfação. Esse espaço traz uma atmosfera que é única, porque foi aqui que a Feira nasceu. A praça é das pessoas. Então, não existe local mais democrático para popularizar o acesso ao livro do que este”, acredita. Dilva Luz Pereira, 55 anos, prestigiou o evento acompanhada da neta, Maria Eduarda, de sete. Elas chegaram cedo à praça para conferir as novidades e os preços nas bancas, que oferecem até 20% de desconto na compra dos títulos. “Ela (a neta) guarda o dinheirinho para vir aqui comprar livros todos os anos. Ela adora ouvir histórias desde pequena”, comenta orgulhosa a avó.

A partir deste sábado (29/09), diversas atividades culturais ocuparão os dois palcos instalados na praça, além de lounges para leitura, espaços para sessões de autógrafos e café. Espaços externos, como a Casa da Cultura e a sede social do Recreio da Juventude, também receberão bate-papos e oficinas. Além da patrona, a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul tem como amiga do livro a professora Magda Regina Corsetti Torresini.

Neste ano, o tema proposto para o maior evento literário da serra gaúcha é “Ler para ser”. Em uma área coberta de aproximadamente 3,5 mil metros quadrados, livreiros atendem ao público na área de bancas infanto-juvenil das 10h às 20h de segunda a sexta, além de domingos e feriados. Já a área adulta, abre das 12h às 20h de segunda a sexta e, também, aos domingos e feriados. Nos sábados, os dois espaços funcionam das 9h às 20h. A programação da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul é inteiramente gratuita e pode ser consultada no site.