Inicia montagem estrutural da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul


A Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul, começou a ganhar novos contornos a partir desta segunda-feira (10/09), com o início da montagem estrutural da 34ª Feira do Livro. O trabalho iniciou no período da manhã e a previsão é de que seja concluído até o dia 23 de setembro. De 24 a 27, estão programadas a montagem das bancas, chegada e organização de livros, além da vistoria da Comissão da Feira e do Corpo de Bombeiros.

A estrutura montada para receber a Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri, terá um novo conceito de ocupação, com o intuito de valorizar o patrimônio histórico e potencializar as características do espaço. O projeto foi elaborado por arquitetos da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan). A redistribuição das 45 bancas entre as laterais e o centro da praça oferecerá uma circulação mais arejada, com a possibilidade de criação de um espaço de convivência junto ao café da feira, que volta a ocupar o coração da praça. O chafariz também será integrado ao projeto, permanecendo aparente.

“Também haverá espaços de leitura, onde dois lounges serão criados junto aos bustos de Dante Alighieri e Júlio de Castilhos. Nessa edição, as bancas de temática infantojuvenil ocuparão a alameda da Rua Marquês do Herval. Pela primeira vez, esse trecho da praça fará parte do evento”, completa a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni.

Desta vez, toda a área de circulação da Feira do Livro será coberta. Túneis farão a ligação entre as alamedas, desde o desembarque dos ônibus escolares, que ocorrerá pela Avenida Júlio de Castilhos. Uma estrutura também será instalada entre a praça e a Casa da Cultura, para favorecer o deslocamento até as atividades que acontecem no prédio, o que trará conforto nos dias de chuva. Neste ano, a Rua Dr. Montaury não será fechada em dias de semana, mas fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) darão suporte no ponto aos pedestres.

Com o tema “Ler para Ser”, a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul promoverá atividades culturais no Centro e, também, de forma descentralizada, entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro. A solenidade de abertura ocorre no dia 28 de setembro, às 18h30, na Praça Dante Alighieri, com show do grupo Yangos. Todas as atividades são gratuitas.