Cerca de 126 mil pessoas já visitaram a 33ª Feira do Livro em Caxias do Sul

Sexta-feira, sábado e domingo foram marcados por presenças, como Conceição Evaristo e Marina Colasanti

A Feira do Livro de Caxias do Sul reuniu cerca de 53 mil pessoas na Praça Dante Alighieri na sexta-feira, sábado e domingo (06,07 e 08/10). Nesses três dias, os leitores aproveitaram palestras, oficinas, contações de histórias, sessões de autógrafos, bate-papos, mesas e muitas apresentações artísticas, sem contar as compras de livros. As 45 bancas ainda registraram um alto número de vendas, com mais de 13 mil livros vendidos de sexta-feira a domingo. Para o livreiro Maquiam Silveira, o movimento tem sido muito bom e o melhor horário de vendas tem sido no meio da tarde, das 14h às 17h.

Presenças como Conceição Evaristo e Marina Colasanti marcaram o final de semana. Na sexta-feira, Conceição Evaristo participou da mesa "Escrevivências: contar de si é contar do outro", que teve mediação de Natalia Borges Polesso e Jeferson Tenório. O encontro tratou da relevância de utilizar as religiões que os africanos deixaram para trás como um material poético.

A escritora Marina Colasanti, ganhadora de diversos prêmios, como o Jabuti, do Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e do 3° Prêmio no Portugal Telecom de Literatura 2011, participou da Feira nos três dias. "De uma certa maneira, sempre estive rodeada de poesia", compartilhou Marina na mesa Poesia, que participou no sábado. Para ela, a relação com a poesia é de respeito.

O sábado também contou com o encerramento do 24°Proler, com a presença dos escritores Ciça Fittipaldi, Tiago Hakiy e Graça Lima. Eles abordaram diversos temas, como a retomada do olhar para a ancestralidade e da cultura oral. Durante o domingo, as mesas "Literatura - uma resistência política e filosófica nos dias de hoje" e "Prêmio Hans Chritian" atraíram um grande público, discutindo a literatura como um espaço para todos escritores e leitores.

Movimentação na Feira em números Sexta-feira – 06/10: 2.053 livros comercializados Público: 8.212 Sábado – 07/10: 6.571 livros comercializados Público: 26.284 Domingo – 08/10: 4.644 livros comercializados Público: 18.576 Total de vendas de livros da Feira até agora: 31.396 Total de público da Feira até agora: 125.584 *Número de público aproximado, calculado por meio de pesquisa realizada em 2015, pela Associação de Livreiros Caxienses (ALCA).

Para a próxima semana, as atividades continuam com programação intensa, com destaque para o feriado do dia das crianças, nesta quinta-feira (12/10), que contará com uma programação especial para a criançada. Estão programadas oficinas de criação de personagens, muita contação de histórias e apresentações artísticas.